Articles in Category: Os Cinco Pilares do Islão

Zakaah al-Fitr

 1. SIGNIFICADO

Zakaah al-Fitr muitas vezes é referido como Sadaqah al-Fitr. A palavra fitr tem o mesmo significado de Iftaar, quebrar um jejum, e vem do mesmo radical da palavra Futoor, que quer dizer quebrar o jejum. Portanto, islamicamente, Zakaah al-Fitr é o nome dado à caridade que é repartida ao final do jejum do Ramadã.

A Prescrição e o Dever de se Jejuar no Mês de Ramadan

 A Descrição do Mérito do Jejum

Deus, Louvado seja, disse:

"Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, podendo cumprir este preceito, o quebrar, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, se fizer isto espontaneamente será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan, em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de discernimento e orientação. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias." (2:183-185)

Ramadã na história

Louvado seja Deus, o Senhor dos mundos. Ele que revelou em Seu Glorioso Alcorão, "Ó crentes, está-vos prescrito o jejum como foi prescrito para aqueles que vos antecederam, para que temais a Deus." (2:182) E que as bênçãos e a paz de Deus estejam com o Seu último Mensageiro, Mohammad ibn Abdullah, para sempre.

Isenção ao Jejum

1- Quando a pessoa estiver enferma:
 
 Caso a pessoa esteja doente, poderá deixar de jejuar até se restabelecer ou, caso o médico ache que o jejum dificulta a cura do paciente, ele também deverá parar o jejum até se curar, devendo repor os dias não jejuados, quando estiver gozando de boa saúde. Esta reposição não precisa ser feita imediatamente após o mês de Ramadan, ou de forma contínua, e terá como prazo para esta reposição até o último dia antes do início do próximo mês de Ramadan.

O jejum (As-Saum) e o Retiro Espiritual (Al-I’tikaf)

O SIGNIFICADO DO JEJUM (SIÂM)

Do ponto de vista Lingüístico, siâm significa abster-se de algo, como, por exemplo, abster-se de falar. Na shari’ah[1], é uma referencia direta à abstenção de alimento, bebida e relações sexuais, durante os dias do mês do Ramandan. Esta pratica é um dos pilares do Islam.

Jejum: Um Presente de seu Criador

Jejum é um dos pilares do Islam, e tem sido uma parte integral de todas maiores religiões. O Profeta Jesus (que a paz esteja com ele) jejuou por 40 dias antes de ser chamado para profetização (Mt 4:2). Similarmente o Profeta Moisés (que a paz esteja com ele) jejuou 40 dias e 40 noites antes de lhe ser dada a Lei (Ex. 24:18).

O jejum de Ramadan

 IMPORTÂNCIA DO RAMADAN

Ramadan é um mês lunar, preferido por Deus quanto aos outros meses, pois numa de suas noites revelou de uma só vez o Alcorão Sagrado, desde o "Painel Guardado" até o céu primeiro, o da terra, tendo a terra se iluminado com a luz de seu Criador, tendo esta noite chamada por Deus de "Noite do Decreto". Situa-se no último terço do mês de Ramadan, por isso os muçulmanos veneram essa noite, e velam-na em orações, preces e cânticos e a isso está a referência do profeta "quem velar a noite do Decreto por fé e amor a Deus, terá perdoado todos os seus pecados passados" . No Alcorão diz Deus: Mês de Ramadan, em que foi revelado o Alcorão guia para a humanidade.

Mensagem de Paz

Hoje, a pouco mais de 2 dias para o término do mês de Ramadan do ano 1422 da Hégira, equivalente a 12 de dezembro de 2001, a comunidade muçulmana espalhada por todas as partes do planeta, em número aproximado de 1 bilhão e 400 milhões de seres humanos, de maneira coerente com os ensinamentos contidos nos Pilares da Prática Islâmica, jejuou e orou a DEUS, O ALTÍSSIMO, rogando que haja paz justa e duradoura em todo o mundo.

A oportunidade bate à porta

"O mês do Ramadã   foi o  mês em que foi revelado  o   Alcorão,   orientação  para  humanidade  e  evidência de orientação   e     Discernimento. Por conseguinte,  quem  de   vós  presenciar  o    novilúnio deste mês deverá jejuar... "     (Alcorão 2:185)

Jejum em Perspectiva Comparativa

1. Nas outras religiões e dogmas, noutra filosofia e doutrinas, quem fizer jejum terá que se saber de certas comidas e bebidas ou substancias materiais, mas é livre de as substituir e de encher o estomago com outros alimentos permitidos, cuja natureza é também material. No Islam, a pessoa tem que se abster das coisas de natureza material

Bem-vindo ao mês sagrado de Ramadan

“O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e de discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio desse mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que Lhe agradeçais” .(2:183-185).